Fonte da imagem: http://blogs.diariodonordeste.com.br/diarinho/tag/escola/
Período Março a Junho de 2014
Objetivo geral do curso
Proporcionar a produção de conhecimentos teórico-metodológicos que possam colaborar para o
exercício de uma prática pedagógica consciente e eficiente, que atenda às reais
necessidades da Educação Infantil, com foco nas orientações do Currículo da
Educação Infantil e nas concepções histórico-culturais.
Justificativa
O presente curso se justifica pela identificação da necessidade de se
ofertar aos profissionais que atuam com crianças de 0 a 5 anos na rede pública
de educação do DF e conveniadas, espaços e tempos formativos que favoreçam a produção de conhecimentos específicos
acerca de temas que oportunizem transformações nas concepções que embasam a
realização de uma prática pedagógica de qualidade social na Educação Infantil, tendo como fundamento o
Currículo da Educação Infantil e como
foco a visão histórico-cultural do desenvolvimento humano.
O curso se propõe a favorecer aos professores a
produção de conhecimentos teórico-metodológicos acerca de temas basilares que
sustentam a prática pedagógica na Educação Infantil, tendo como base os
referenciais teóricos da Pedagogia Histórico-Crítica e da Psicologia
Histórico-Cultural. Como base teórica do Currículo da Educação Infantil da SEDF,
essas perspectivas do conhecimento contemplam eixos transversais, estruturantes
e integradores e apresentam
elementos objetivos e coerentes à compreensão da realidade social e
educacional, procurando não somente as explicações para as contradições
sociais, mas, sobretudo, projetando a superação destas e rompendo com as causas
do fracasso escolar, oportunizando a aprendizagem e o desenvolvimento.
A Educação Infantil, primeira etapa da Educação
Básica, que se ocupa da faixa etária de 0 a 5 anos, concebe a criança como um
ser em aprendizagem e desenvolvimento, valorizando os processos interativos em
sua formação. Nesse contexto, as instituições educacionais que ofertam Educação
Infantil constituem locus privilegiado para assegurar a cada criança o
direito às aprendizagens e ao conhecimento, impulsionando o seu
desenvolvimento. Para tanto, devem ser apresentadas à criança situações que
incluam o novo, o inédito, o desafiante. Assim, ao mesmo tempo que entende o
seu dia-a-dia, a criança aumenta o seu capital cultural. Neste sentido, a
participação dos adultos é igualmente valorizada por reconhecer-se em seu papel
mediador, favorecendo a organização de um trabalho pedagógico que considere a
criança como detentora de direitos, baseando-se no eixo integrador Educar e
cuidar, brincar e interagir.
O curso fundamenta-se, dessa forma, na produção de
conhecimentos que possam enriquecer a prática educativa na primeira infância.
Temas como organização do cotidiano escolar, aprendizagens e desenvolvimento da
criança, ludicidade, autoestima e interações sociais serão abordados a partir
da perspectiva histórico-cultural e demais concepções que embasam o novo currículo
da Educação Infantil da SEEDF.
Objetivos de aprendizagem:
Objetivo
Geral:
Apropriar-se do Currículo da
Educação Infantil da SEDF, fundamentando-se na compreensão histórico-crítica da
Pedagogia e na perspectiva histórico-cultural e articulando os conhecimentos
produzidos à sua prática pedagógica junto às crianças da Educação Infantil.
Objetivos
Específicos:
· Refletir acerca das concepções
de criança, desenvolvimento e aprendizagem, que referenciam a constituição da
escola e que definem o papel do professor.
·
Repensar o papel do profissional
e a importância das interações na formação de uma criança autônoma e capaz.
·
Refletir acerca da
especificidade e do papel da instituição de Educação Infantil como espaço de
educação, cuidado, brincadeira, socialização, de produção e manifestação de
cultura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Interaja com nosso blog!