Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação/ Secretaria de Educação do Distrito Federal
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terça-feira, 1 de abril de 2014

EDUCAÇÃO INFANTIL: REPENSANDO SABERES E PRÁTICAS



Fonte da imagem: http://blogs.diariodonordeste.com.br/diarinho/tag/escola/
 
Período Março a Junho de 2014
 
Objetivo geral do curso
Proporcionar a produção de conhecimentos teórico-metodológicos que possam colaborar para o exercício de uma prática pedagógica consciente e eficiente, que atenda às reais necessidades da Educação Infantil, com foco nas orientações do Currículo da Educação Infantil e nas concepções histórico-culturais.

Justificativa
O presente curso se justifica pela identificação da necessidade de se ofertar aos profissionais que atuam com crianças de 0 a 5 anos na rede pública de educação do DF e conveniadas, espaços e tempos formativos que favoreçam  a produção de conhecimentos específicos acerca de temas que oportunizem transformações nas concepções que embasam a realização de uma prática pedagógica de qualidade social  na Educação Infantil, tendo como fundamento o Currículo da Educação Infantil e  como foco a visão histórico-cultural do desenvolvimento humano.
   
 Fundamentação teórica:
O curso se propõe a favorecer aos professores a produção de conhecimentos teórico-metodológicos acerca de temas basilares que sustentam a prática pedagógica na Educação Infantil, tendo como base os referenciais teóricos da Pedagogia Histórico-Crítica e da Psicologia Histórico-Cultural. Como base teórica do Currículo da Educação Infantil da SEDF, essas perspectivas do conhecimento contemplam eixos transversais, estruturantes e integradores e apresentam elementos objetivos e coerentes à compreensão da realidade social e educacional, procurando não somente as explicações para as contradições sociais, mas, sobretudo, projetando a superação destas e rompendo com as causas do fracasso escolar, oportunizando a aprendizagem e o desenvolvimento.
A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, que se ocupa da faixa etária de 0 a 5 anos, concebe a criança como um ser em aprendizagem e desenvolvimento, valorizando os processos interativos em sua formação. Nesse contexto, as instituições educacionais que ofertam Educação Infantil constituem locus privilegiado para assegurar a cada criança o direito às aprendizagens e ao conhecimento, impulsionando o seu desenvolvimento. Para tanto, devem ser apresentadas à criança situações que incluam o novo, o inédito, o desafiante. Assim, ao mesmo tempo que entende o seu dia-a-dia, a criança aumenta o seu capital cultural. Neste sentido, a participação dos adultos é igualmente valorizada por reconhecer-se em seu papel mediador, favorecendo a organização de um trabalho pedagógico que considere a criança como detentora de direitos, baseando-se no eixo integrador Educar e cuidar, brincar e interagir.
O curso fundamenta-se, dessa forma, na produção de conhecimentos que possam enriquecer a prática educativa na primeira infância. Temas como organização do cotidiano escolar, aprendizagens e desenvolvimento da criança, ludicidade, autoestima e interações sociais serão abordados a partir da perspectiva histórico-cultural e demais concepções que embasam o novo currículo da Educação Infantil da SEEDF.  
 
Objetivos de aprendizagem:  
Objetivo Geral:
Apropriar-se do Currículo da Educação Infantil da SEDF, fundamentando-se na compreensão histórico-crítica da Pedagogia e na perspectiva histórico-cultural e articulando os conhecimentos produzidos à sua prática pedagógica junto às crianças da Educação Infantil.

Objetivos Específicos:
·      Refletir acerca das concepções de criança, desenvolvimento e aprendizagem, que referenciam a constituição da escola e que definem o papel do professor.
·         Repensar o papel do profissional e a importância das interações na formação de uma criança autônoma e capaz.
·         Refletir acerca da especificidade e do papel da instituição de Educação Infantil como espaço de educação, cuidado, brincadeira, socialização, de produção e manifestação de cultura. 

 


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