Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação/ Secretaria de Educação do Distrito Federal
Endereço: SGAS 907 - Bloco A - Brasília - DF

BIBLIOGRAFIA


Imagem: http://www.portalfuturum.com.br/escolas/futurum/upload/noticia/7e55ba091bf8db433b6f4a28db8e705d.jpg


Prezada(o) cursista, aqui você encontrará a indicação bibliográfica relativa ao nosso curso. Faça bom proveito!
Nosso abraço!
Equipe de Formação para a Educação Infantil - SEDF/EAPE
*****
Caros/as Cursistas,
Segue abaixo uma listagem de livros, artigos e textos para a leitura dos
conteúdos das aulas e a elaboração dos Registros Reflexivos:
Encontro 1: Apresentação da proposta do Curso e panorama do Currículo da
Educação Infantil da SEEDF
GONZÁLEZ REY, Fernando L. O sujeito que aprende: desafios do desenvolvimento do tema
da aprendizagem na psicologia e na prática pedagógica. In: TACCA, Maria Carmen V. R.
(org.) Aprendizagem e trabalho pedagógico. Campinas, SP: Alínea, 2008.
FREIRE, Paulo. Considerações em torno do ato de estudar. Publicado em Ação Cultural
para a Liberdade, Rio de Janeiro: Paz e Terra, 5 Ed., 1981.
Encontro 2: História da Infância, da Criança e da Educação Infantil
ARIÈS, Philippe. História social da infância e da família. Rio de Janeiro, RJ: LTC, 1981.
BARBOSA, Maria Carmen Silveira. Culturas escolares, cultura de infância e culturas
familiares.
OLIVEIRA, Zilma de Moraes Ramos. Educação infantil: fundamentos e métodos. São Paulo,
SP: Cortez, 2010, página 23-70.
PASCHOAL, Jaqueline Delgado; MACHADO, Maria Cristina Gomes. A história da Educação
Infantil no Brasil: avanços, retrocessos e desafios dessa modalidade educacional. Revista
HISTEDBR on-line, Campinas, SP, n.33, p.78-95, Mar. 2009.
Encontro 3: Processos de aprendizagem e desenvolvimento da educação na Infância
TUNES, Elizabeth; TACCA, Maria Carmen Villela; MARTÍNEZ, Albertina Mitjáns. Uma crítica
às teorias clássicas da aprendizagem e a sua expressão no campo educativo. Brasília, DF:
Linhas Críticas, v.12, n. 22, jan/jun, 2006, p. 109-130. Disponível em
<http://hdl.handle.net/10482/9457>
Encontro 4: Educação Infantil: Identidade, autonomia, diversidade e autoestima
BRASIL. Ministério da Educação. MEC. Educação Infantil e práticas promotoras de
igualdade racial. São Paulo, SP: Centro de estudos das Relações de Trabalho e
Desigualdades, 2012.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental.
Referencial curricular nacional para a educação infantil; v. 2 Formação Pessoal e Social.
Brasília, DF: MEC/SEF, 1998, p. 29-47.
Gênero e diversidade na escola: formação de professoras/es em gênero, orientação sexual
e relações étnico-raciais. Livro de conteúdo. Versão 2009. Rio de Janeiro, RJ: CEPESC;
Brasília, DF: SPM, 2009, p. 19-36.
MIRANDA, Simão de. Afetividade e autoestima da criança. Fortaleza, CE: IMEPH, 2011.
MIRANDA, Simão de & DUSI, Miriam. Previna o bullying: jogos para uma cultura da paz.
Campinas: Papirus, 2011.
Encontro 5: Identidade profissional e o trabalho docente na educação infantil
FACCI, Marilda Gonçalves Dias. O trabalho do professor na perspectiva da psicologia
vigotskiana. In: Valorização ou esvaziamento do trabalho do professor? Campinas, SP:
Autores Associados, 2004.
TUNES, Elizabeth; TACCA, Maria Carmem V. R; Bartholo, Roberto dos Santos. O professor
e o ato de ensinar. Cadernos de pesquisa, v. 35, n. 126, set./dez. 2005.
Encontro 6: O lúdico no cotidiano da Educação Infantil
GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL
Secretaria de Estado de Educação
Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais de Educação
Equipe de Formação para a Educação Infantil
MIRANDA, Simão de. Oficina de ludicidade na escola. Campinas: Papirus, 2013.
KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Brinquedo e materiais pedagógicos nas escolas infantis.
Educação e Pesquisa, v.27, n. 2, São Paulo,2001, p. 229-245.
PRESTES, Zoia R. A brincadeira de faz de conta como atividade guia. In: Congresso de
Educação Básica, 2011, Florianópolis, COEB, 2011, v. 01, p. 1-4.
ROLIM, A. A. M.; GUERRA, S. S. F. TASSIGNY, M. M. Uma leitura de Vygotsky sobre o
brincar na aprendizagem e no desenvolvimento infantil. Revista Humanidades, Fortaleza,
2008, v. 23, n.2, p. 176-180.
SOUZA, C. M. de; BATISTA, C. G. Interação entre crianças com necessidades especiais em
contexto lúdico: possibilidades de desenvolvimento. Psicologia, Reflexão, Crítica, 2008, v.
21, n.03, p. 383-391.
VIGOTSKI, L.S. A brincadeira e o desenvolvimento psíquico da criança. Trad. Zoia Prestes.
Rio de Janeiro, RJ: UFRJ, Revista GIS, n.11, 2008, p.23-36.
Encontro 7: Cotidiano e organização do trabalho pedagógico na educação infantil
ALMEIDA, Ordália Alves. Fazer e viver o cotidiano na educação infantil. In:PEREIRA, Arlete
da Costa et al. O educador no cotidiano das crianças: organizador e problematizador.
Brasília, DF: Gerdau, Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho, p. 178-194, 2011.
BARBOSA, Maria Carmem Silveira; HORN; Maria da Graça. Projetos Pedagógicos na
educação Infantil. Porto Alegre, RS: Artmed, 2006.
HORN, Maria da Graça; FOCHI, Paulo Sérgio. A organização do trabalho pedagógico na
educação infantil. VI Simpósio do Curso de Formação de Docentes – Normal em Nível
Médio. Foz do Iguaçu, PR, 2012.
SOUSA, Maria de Fátima Guerra. Para além dos coelhos e corações: reflexões sobre a
prática pedagógica do educador infantil. Brasília, DF: Linhas Críticas, v.6, n. 10, jan. a
jun./00.
Encontro 8: Avaliação na Educação Infantil
Diretrizes de Avaliação do Processo de Ensino e de Aprendizagem para a Educação
Básica – Brasília – 2008.
Encontro 9: Educação das crianças de 0 a 3 anos em ambiente coletivo
BARBOSA, M. C. S., FOCHI, P. S. O desafio da pesquisa com bebês e crianças bem
pequenas. Disponível em:
http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/viewFile/1234/318
BRASIL, Ministério da Educação. Educação de crianças em creches. Ano XIX, n. 15,
Outubro, 2009, ISSN 1982 - 0283.
GOLDSCHMIED, E, JACKSON, S. Educação de 0 a 3 anos: o atendimento em creche.
Porto Alegre, RS: Artmed, 2006.

Boas leituras e um carinhoso abraço da
Equipe de Formação para a Educação Infantil da Eape
Março de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Interaja com nosso blog!